quarta-feira, 30 de abril de 2008

Fadas e Duendes

Vemos fadas quase todos os dias. As borboletas são fadas que se disfarçam para chegar mais perto de nós, sabiam? Mesmo porque, tudo que é belo na natureza é associado àsfadas. Quando vemos uma criança bonita, dizemos que uma fada a beijou ao nascer. Quando vemos um jardim bonito, dizemos que foi obra das fadas...
Em alguns escritos,vamos encontar a origem das fadas na Escandinávia, embora seu nome se suponha de origem persa, com modificação da palavra Peripara Fairy, no inglês. Podemos defini-las como um ser imaginário de espírito benevolente, cuja tarefa é a proteção dos seres humanos contra as maldições dos espíritos maus. Supunha-se que as fadas fossem pequeninos seres aéreos, bonitos,vivazes e benéficos nas suas transações com os mortais e que deveriam habitar numa região chamada Terra das Fadas ou Alf-Heinner. Apareciam comumente na Terra a intervalos, deixando traços das suas visitas, sob a forma de lindas frutas que deixavam no gramado orvalhado, onde haviam pisado durante suas danças à luz daLua.
Se alguém teve a felicidade de ver o filme "Sonho de uma noite de verão", baseado no romance de Shakespeare, pode ter uma idéia do que é a reunião de centenas de fadas dançando ao luar. Seu rei, Oberon, uma das pouquíssimas figuras masculinas no mundo das fadas, é na verdade uma das mais belas figuras, que se pudesse, os olhos humanos poderiam desfrutar.
Junto à elas,como também representantes dos elementais do ar, vamos encontrar os Silfos, responsáveis por modelar as nuvens do céu e brincar com elas.

Os Duendes são os responsáveis pelos cristais da natureza. Para ter estas maravihosas criaturinhas perto de nós, basta apenas amar e preservar tudo aquilo que for natural. Os duendes, em particular, trabalham num elemento tãopróximo da faixa vibratória da Terra, que possuem um poder imenso sobre suas rochas. Supõe- se que sejam os guardiões de tesouros ocultos. Vivem em cavernas, naquela região longínqua que os escandinavos chamam de Terra dos Nibelungos. Eles trabalham como corte dos cristais de rocha, gemas preciosas e o desenvolvimento dos veios minerais. Eles são engenhosos e muito amigos dos homens.
Ao contráriodos Gnomos, que são a imagem do homenzinho gordinho, muito guloso, que vivem nas clareiras, com sua família, os Duendes são ativos, ágeis e muito espirituosos. Enfim, devemos sempre cultivar esta alegria nestes pequenos seres, pois a natureza, através deles,sempre nos será grata e gentil.

Nenhum comentário: